S. Miguel do Rio Torto: Actualidade e História

Site de História e Actualidade de S. Miguel do Rio Torto. Toda a informação retirada do blog para quaisquer trabalhos/publicações, o blog deverá ser citado. Por outro lado, comentários anónimos,com nomes fictícios, frases que visem atingir outrem ou palavras menos correctas serão apagados assim que me aperceber da presença no blog.

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Coimbra, Portugal

Natural de S. Miguel do Rio Torto (Abrantes). Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Estágio Profissional no Arquivo Histórico do Concelho de Abrantes. Pós-graduado em Ciências Documentais (Arquivo). Organizei e Inventariou o Arquivo da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Mestre em História - Museologia pela Universidade de Coimbra. Interesses de Investigação: Maçonaria, História da vida estudantil, História da Universidade, Patrimónios material e imaterial da vida estudantil. Museu Académico de Coimbra. Autor de vários livros como as biografias de Lucas Junot, Dr. Joaquim Isabelinha e de instituições como o Museu Académico de Coimbra. Actualmente sou técnico superior da Universidade de Coimbra e Mestre de Cerimónias Adjunto no Protocolo da Universidade de Coimbra.

quinta-feira, fevereiro 01, 2007

S. Miguel do Rio Torto: Breve Caracterização






Talvez esse devesse ter sido o artigo inicial do Site, não o foi, estava no antigo site que já foi apagado, no entanto, mais vale tarde do que nunca e aqui vai uma breve apresentação de S. Miguel do Rio Torto em particular e da Freguesia no plano geral.
S. Miguel do Rio Torto é uma aldeia e sede de Freguesia do Concelho de Abrantes, Distrito de Santarém e Província do Ribatejo, Freguesia que tem uma área aproximada de 53 metros quadrados e segundo os Censos de 1991(Informação mais recente que disponho, pelo menos, para já), tem as seguintes informações:
- 3188 eleitores.
- 4022 habitantes, sendo 1948 homens e 2074 mulheres.
- Em relação à estrutura estária tem: 546 habitantes (13,6 %) entre os 0 e 14 anos; 2598 habitantes (64,6 %) entre os 15 e 64 anos; 878 habitantes (21, 8%) com mais de 65 anos.
- Em relação à Estrutura Económica, da população total de 4022 habitantes, a população activa é de 1453, o que representa uma taxa de actividade de 40,2 %
- A população empregada trabalha no: Sector Primário, 232 (16 %); Sector Secundário, 666 (45,8 %), Sector Terciário, 555 (38,2 %).
- Em relação ao grau de instrução da população residente, divide-se pelos seguintes critérios: Não sabe ler nem escrever, 696 (18,4 %); Ensino Primário, 1936 (51,3 %); Ensino Preparatório, 386 (10,2 %); Ensino Secundário, 645 (17,1 %); Outro Ensino, 111 (2,9 %). Isto revela uma taxa de analfabetismo de 18,9 %.
- Em relação à Taxa de Natalidade, esta é de 5,7 % e a de Mortalidade é de 13,4 %.
Contudo, isto são dados referentes a 1991, dado que não possuo outros mais recentes que, porventura, venha a conseguir, serão também introduzidos.
A Freguesia de S. Miguel do Rio Torto é composta pelos seguintes lugares: Areias, Arreciadas, Arrifana, Bicas, Cabrito, Caniceira, Carvalhal, Casal de Frades, Casal do Meio, Estação de Abrantes, Fonte do Vale, Lameiras, Moinho Meio, Quintas, Salvadorinho, S. Macário, S. Miguel do Rio Torto, Sarnadas, Vale de Cortiças, Vale das Donas. O que perfaz pelo menos 20 locais.
A Nível Administrativo, seguundo se pode observar na figura 1, confronta com as Freguesias de Bemposta, Rossio ao Sul do Tejo, S. Facundo, Tramagal, isto no Concelho de Abrantes, dado que também confronta com o Concelho de Constância e a Freguesia de Santa Margarida da Coutada do referido Concelho e, não fora a fronteira natural que constitui o Rio Tejo, também confrontaria com a Freguesia de S. Vicente.
Contudo, não devemos esquecer que no Século XIX, com a Reforma Administrativa do País preconizada pelo Setembrismo de Passos Manuel que, com o Código Administrativo de 1836, descentralizou o poder, caracterizando-se pela criação de novos Concelhos e o Concelho de Abrantes viu-se afectado com isso, já que, por breve tempo, três freguesias do Concelho de Abrantes passaram para outros Concelhos, por exemplo, Mouriscas e Souto, passaram para o Concelho de Sardoal, por outro lado, Ulme, no concelho da Chamusca, foi elevada a Concelho e a Bemposta ficou a pertencer ao Concelho de Ulme por um breve periodo, pelo menos nas palavras de Jaime Jorge Marques, com o argumento de que grande parte dos habitantes de Bemposta trabalhavam em Ulme, só que esses mesmos habitantes não quiseram passar para o Concelho de Ulme. Tudo isto, para afirmar que no Século XIX, a Freguesia de S. Miguel do Rio Torto também confrontou com o então Concelho de Ulme.
Por outro lado, a Freguesia de S. Miguel do Rio Torto também abrange uma parte da zona urbana de Abrantes, nomeadamente no Cabrito, Arrifana e Estação de Abrantes.
Os documentos que fazem alusão a S. Miguel do Rio Torto, vêm de longínquos tempos e encontram-se no Arquivo Histórico do Concelho de Abrantes "Eduardo Campos".
No plano Hidrográfico, a Freguesia é banhada pelo Rio Torto que, segundo as memórias paroquiais de 1758 (que têm um artigo estão transcritas neste site), nasce num local chamado Padrão que se situa mesmo no limite do Concelho de Abrantes, na Freguesia de Bemposta.
Além disso, também o Rio Tejo banha a Freguesia de S. Miguel do Rio Torto.
Os documentos que fazem alusão a S. Miguel do Rio Torto vêm de tempos remotos e encontram-se no Arquivo Histórico do Concelho de Abrantes "Eduardo Campos". Contudo, destes documentos, há que destacar o mais importante que, neste caso, é o que comprova que S. Miguel do Rio torto já é Freguesia. Trata-se do Livro das Fintas (Imposto da Época Moderna) de 1707, o que prova que S. Miguel do Rio Torto já é Freguesia pelo menos desde 1707 (SÃO MIGUEL DO RIO TORTO FARÁ ESTE ANO 300 ANOS DE FREGUESIA), isto não quer dizer que antes S. Miguel do Rio Torto não era já Freguesia, só que este é o documento mais remoto que o prova e até que não apareça um documento mais antigo com valor probatório que após a respectiva análise Paleográfica e Diplomática prove ser verdadeiro, ficará esta data como a data de que já é Freguesia.
Outro facto relevante a registar, é que primeiramente o povoado terá sido junto ao Rio Torto, mais ou menos na zona das "Quintas" e onde é actualmente o cemitério paroquial de S. Miguel do Rio Torto, contudo, desceonhece-se quando a população passou a habitar no monte onde actualmente se encontra a aldeia, além de não esquecermos que a certo momento Século XVI, segundo afirma o Professor Joaquim Candeias Silva o local de Penhosinhos (junto a S. Miguel actualmente) teria mais habitantes que S. Miguel! Facto é que actualmente este local não tem quaisquer vestígios de ter sido habitado.
Um dos cartões de visita de S. Miguel do Rio Torto é o Vinho, já que em S. Miguel, porventura, contam-se pelos dedos as casas que não têm adega e lagar para produzir o vinho. Pois na região circundante de S. Miguel quando alguém fala desta terra a primeira coisa que lhe associam logo é o vinho, que se caracteriza por ser produzido artesanalmente e é bom, mas forte, por norma com cerca de 14 º.
S. Miguel do Rio Torto é uma zona onde predominam duas árvores, a oliveira e o sobreiro, facto a que também estará associada a indústria que predomina na Freguesia.
A Nível de Indústria, predomina a pequena-média empresa com destaque para: a Indústria Corticeira (com várias empresas deste sector na Freguesia); a Industria do Azeite, com destaque para duas empresas: o Vítor Guedes, que produz o célebre "Azeite Gallo" (apesar de trazer nas embalagens deste Azeite Rossio ao Sul do Tejo, a verdade é que se situa no Local de Carvalhal, Freguesia de S. Miguel do Rio Torto) e a Sociedade Agrícola "Casal das Sarnadas", do Eng. º André de Chastonay Luís Lopes, que produz o Azeite "Ourugal", a que se tem acesso pela net no site deste em: www.ourogal.com
Fora esta "Indústria de Base" mais importante, também há pequena empresa de Metalomecânica (Matos Gomes LDA, em S. Macário) e no sector das Cápsulas, com a SOPOCASA (Sociedade Portugues de Cápsulas), também em S. Macário.
Tabém em S. Miguel do Rio torto há colectividades como a Associação Rio Torto, com site em: www.assriotorto.blogspot.com e a Casa do Povo de S. Miguel do Rio Torto, fundada a 11 de Janeiro de 1934, tendo o actual edifício sido inaugurado a 15 de Julho de 1956, com a presença do então Ministro das Corporações, Dr. Henrique Veiga de Macedo. O site da Casa do Povo pode ser visionado em: www.cp-smrt.pt
Fica assim apresentada esta terra sobre a qual versa este site e que um dia poderão visitar.
BIBLIOGRAFIA
- CAMPOS, Eduardo: SILVA, Joaquim Candeias - Dicionário Toponímico e Etímológico do Concelho de Abrantes. Abrantes: Câmara Municipal de Abrantes, 1987;
- CAMPOS, Renato - As Freguesias do Distrito de Santarém: algumas referências e principais indicadores territoriais, sociais e económicos. Santarém: Gabinete de Estudos do Governo Civil, 2001;
- Livro das Fintas do Concelho de Abrantes de 1707;
- MARQUES, Jaime Jorge - Ulme, uma Vila: as suas Histórias e Tradições. Ulme: Junta de Freguesia de Ulme, 2002;
- SILVA, Joaquim Candeias - Abrantes: a Vila e o seu termo no tempo dos Filipes (1580-1640). Lisboa: Edições Colibri, 2000.
LEGENDA DAS IMAGENS
1- Imagem do Concelho de Abrantes com a Freguesia de S. Miguel do Rio Torto destacada a negro.
2 e 3 - Imagens aéreas de S. Miguel do Rio Torto.
NOTA: As imagem 1, foi retirada do site da Wikipédia, referente a S. Miguel do Rio Torto. As imagens 2 e 3 foram retiradas da net, do site: www.fotoabrantes.planetaclix.pt

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial