S. Miguel do Rio Torto: Actualidade e História

Site de História e Actualidade de S. Miguel do Rio Torto. Toda a informação retirada do blog para quaisquer trabalhos/publicações, o blog deverá ser citado. Por outro lado, comentários anónimos,com nomes fictícios, frases que visem atingir outrem ou palavras menos correctas serão apagados assim que me aperceber da presença no blog.

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Coimbra, Portugal

Natural de S. Miguel do Rio Torto (Abrantes). Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Estágio Profissional no Arquivo Histórico do Concelho de Abrantes. Pós-graduado em Ciências Documentais (Arquivo). Organizei e Inventariou o Arquivo da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Mestre em História - Museologia pela Universidade de Coimbra. Interesses de Investigação: Maçonaria, História da vida estudantil, História da Universidade, Patrimónios material e imaterial da vida estudantil. Museu Académico de Coimbra. Autor de vários livros como as biografias de Lucas Junot, Dr. Joaquim Isabelinha e de instituições como o Museu Académico de Coimbra. Actualmente sou técnico superior da Universidade de Coimbra e Mestre de Cerimónias Adjunto no Protocolo da Universidade de Coimbra.

quarta-feira, janeiro 31, 2007

Outras Freguesias Homónimas de S. Miguel do Rio Torto


Por todo o território Português há muitas terras homónimas, umas Freguesias, outras não. É óbvio que S. Miguel do Rio Torto não escapou a essa regra, não no todo, mas em parte, visto que não existe outra terra também denominada S. Miguel do Rio Torto na íntegra. com a denominação S. Miguel, há inúmeras terras que a enúmerar daria uma enorme lista, pelo que optámos apenas pela outra parte do nome da nossa terra: Rio Torto, denominação que certamente se deverá ao intitulado Rio Torto, um pequeno rio que nasce num local denominado Padrão, mesmo nos limites do Concelho de Abrantes, na Freguesia de Bemposta (Abrantes) e termina na Freguesia de S. Miguel do Rio Torto (Local de Naveiros), onde desagua no Rio Tejo, se tivermos em conta as Memórias Paroquiais de 1758, que têm um post neste site com a imagem e respetiva transcrição Paleográfica do documento.

Após uma pesquisa, concluímos que com a demonimação de Rio Torto apenas existem duas povoações que também são sede de Freguesia que são:


- Rio Torto, Concelho de Gouveia e Distrito da Guarda, informação que pode ser vista no site da Câmara Municipal de Gouveia em: www.cm-gouveia.pt/main.asp?menu=jf_riotorto


- Rio Torto, Concelho de Valpaços e Distrito de Vila Real, informação que pode ser vista no site da Câmara Municipal de Valpaços em: www.cm-valpacos.pt/concelho/freguesias/riotorto.html


Desta forma, para já, são apenas duas as Freguesias Homónimas (apenas denominadas por "Rio Torto", S. Miguel há muitas) que existem em Portugal, facto que, no Concelho de Abrantes não se concerne apenas à nossa freguesia, já que localidades ou freguesias em Portugal com a denominação de localidades de Freguesias do Concelho de Abrantes há várias, só a título de exemplo: Bemposta, Carvalhal ou Rio de Moínhos, há muitas mais freguesias com esta denominação.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial