S. Miguel do Rio Torto: Actualidade e História

Site de História e Actualidade de S. Miguel do Rio Torto. Toda a informação retirada do blog para quaisquer trabalhos/publicações, o blog deverá ser citado. Por outro lado, comentários anónimos,com nomes fictícios, frases que visem atingir outrem ou palavras menos correctas serão apagados assim que me aperceber da presença no blog.

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Coimbra, Portugal

Natural de S. Miguel do Rio Torto (Abrantes). Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Estágio Profissional no Arquivo Histórico do Concelho de Abrantes. Pós-graduado em Ciências Documentais (Arquivo). Organizei e Inventariou o Arquivo da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Mestre em História - Museologia pela Universidade de Coimbra. Interesses de Investigação: Maçonaria, História da vida estudantil, História da Universidade, Patrimónios material e imaterial da vida estudantil. Museu Académico de Coimbra. Autor de vários livros como as biografias de Lucas Junot, Dr. Joaquim Isabelinha e de instituições como o Museu Académico de Coimbra. Actualmente sou técnico superior da Universidade de Coimbra e Mestre de Cerimónias Adjunto no Protocolo da Universidade de Coimbra.

segunda-feira, janeiro 29, 2007

João Augusto da Silva Martins Júnior ("Martins Júnior"): Republicano, Jornalista e Escritor

João Augusto da Silva Martins Júnior, nasceu em 1883 em Carvalhal, Freguesia de S. Miguel do Rio Torto. Era filho de João Augusto da Silva Martins e Esperança Augusta da Silva Martins e irmão de: Manuel Augusto da Silva Martins, Joaquim Augusto da Silva Martins, Henrique Augusto da Silva Martins e António Augusto da Silva Martins.
Como Político e sobretudo Republicano, já no final da primeira República, em 1926, participou na célebre revolta de Almada, em 2 de Fevereiro de 1926. Nesta revolta, chefiou uma coluna da Escola de Artilharia de Vendas Novas, pois era Republicano, mas contra a política desastrosa que considerava que a primeira república tinha.
Com a revolta prontamente controlada pelas forças governamentais, tal como os outros cabecilhas da revolta foi deportado para os Açores, e é aí que recebe a notícia do golpe castrense 28 de Maio de 1926 e é libertado.
No regresso dos Açores, o Marechal Gomes da Costa propôs-lhe o lugar de Presidente da Câmara Municipal de Lisboa que prontamente recusou, tendo-se dedicado à vida particular e sobretudo à escrita com prosa e poesia.
Também foi jornalista, participando activamente no Semanário O Libertador, que fundou em Lisboa em 1924 e do qual foi Diretor.
Estabeleceu residência em Lisboa, na Avenida Duque de Ávila, tendo casado em Lisboa, casamento de que resultaram dois filhos: Júlia Martins Mota e Dr. Jorge Rodrigues da Silva Martins.
Faleceu na sua residência em Lisboa a 3 de Novembro de 1946, tendo sido sepultado no cemitério do Alto de S. João, em Lisboa, no dia seguinte.
Do seu memorial, restam sobretudo as suas obras, das quais destaco:
- Ninfas do Brasil.
- Saudade
- Trindades da Vida.
E sobretudo a sua obra mais conhecida, o "in memoriam" ao seu irmão Dr. António Augusto da Silva Martins:
- MARTINS JÚNIOR, [João Augusto da Silva] - Homenagem ao Honrado e Ilustre Português que se chamou António Augusto da Silva Martins. Lisboa: Tipografia Henrique Torres, 1930.
Além disso, ficou popularmente conhecido como "Martins Júnior".
BIBLIOGRAFIA
- Correio de Abrantes de 10 de Novembro de 1946.
- O Século de 4 de Novembro de 1946.
AGRADECIMENTOS
- Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, onde consultámos os periódicos em questão.
NOTA: Até ao momento não foi possível qualquer imagem de "Martins Júnior", visto que os periódicos não tinham qualquer imagem deste, contudo, se vier a conseguir alguma imagem deste, será colocada posteriormente.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial