S. Miguel do Rio Torto: Actualidade e História

Site de História e Actualidade de S. Miguel do Rio Torto. Toda a informação retirada do blog para quaisquer trabalhos/publicações, o blog deverá ser citado. Por outro lado, comentários anónimos,com nomes fictícios, frases que visem atingir outrem ou palavras menos correctas serão apagados assim que me aperceber da presença no blog.

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Coimbra, Portugal

Natural de S. Miguel do Rio Torto (Abrantes). Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Estágio Profissional no Arquivo Histórico do Concelho de Abrantes. Pós-graduado em Ciências Documentais (Arquivo). Organizei e Inventariou o Arquivo da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Mestre em História - Museologia pela Universidade de Coimbra. Interesses de Investigação: Maçonaria, História da vida estudantil, História da Universidade, Patrimónios material e imaterial da vida estudantil. Museu Académico de Coimbra. Autor de vários livros como as biografias de Lucas Junot, Dr. Joaquim Isabelinha e de instituições como o Museu Académico de Coimbra. Actualmente sou técnico superior da Universidade de Coimbra e Mestre de Cerimónias Adjunto no Protocolo da Universidade de Coimbra.

quinta-feira, agosto 16, 2007

A questão da designação dos habitantes de S. Miguel do Rio Torto

Talvez seja uma questão polémica a verdade é que não pode continuar a passar em claro a questão da designação dos habitantes de S. Miguel do Rio Torto.
A meu ver, erradamente, continuam a ser designados de São-Miguelenses ou São-Migaleiros os habitantes de S. Miguel do Rio Torto ( eu mesmo comprovei durante a minha última estada na aldeia entre 9 e 13 de Agosto) quando não deviam ser designados desta forma. Sei que é uma questão que pode levantar polémica mas não é por isso que deixarei de a apresentar e defender uma vez mais como sempre fiz que a designação correcta do habitante de S. Miguel do Rio Torto é MICAELENSE e não as que têm sido usadas. Para defender esta posição apresento vários argumentos incontornáveis: primeiro, os habitantes da Ilha de S. Miguel, Açores, não são designados de São-Miguelenses ou São-Migaleiros, mas sim de MICAELENSES, acepção bem feita se tivermos em conta o que nos refere o dicionário de Língua Portuguesa na página 1103 "referente à ilha de S. Miguel, Açores", "habitante de S. Miguel", além disso, no referido Dicionário da Língua Portuguesa, também não estão as designações erradamente usadas de São-Miguelense ou São-Migaleiro; Segundo, tal como em outras localidades, para fazermos a designação dos seus habitantes socorremo-nos do Latim (veja-se os casos de: Castelo Branco - Albicastrenses; Coimbra - Aeminiense, embora também se designe Conimbricense; de Chaves - Flaviense, e muitos mais casos haveria). No caso de S. Miguel do Rio Torto, a designação virá do Latim, de como se diz Miguel em Latim que é Michaele, que para se dizer que eram de S. Miguel teria de se usar o Genitivo (indica posse, é de) que daria Michaeli no singular e Michaelorum no plural (do Miguel/dos Miguéis), contudo, a evolução da palavra terá sido através de MICHAELE a que foram acrescentadas as letras NSE.
Estão assim apresentados argumentos mais que suficientes para que não se continue a repetir a eternamente a asneira de tratar os habitantes de S. Miguel do Rio Torto por São-Miguelense ou São-Migaleiro quando a designação correcta é MICAELENSE.
BIBLIOGRAFIA
DICIONÁRIO DA LÍNGUA PORTUGUESA. Porto: Porto Editora, 2003.

4 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Para mim serão sempre ARESTAS
Rui... Publica...

4:22 da tarde  
Blogger Rui Lopes disse...

Caro José Baptista, o comentário está publicado.
No entanto, o que se tratou no post foi provar a DESIGNAÇÃO ETIMOLÓGICA correcta para os habitantes de S. Miguel do Rio Torto comprovada com argumentos incotornáveis e não uma designação popular!

4:34 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

OK OK
Estava a reinar...
Embora chamar Arestas ao Micaelenses (faço-te a vontade, embora toda a gente lhes chame SaMigaleiros [eu tb posso ser, pois nasci no Cabrito, e é essa freguesia que consta no meu BI]) me soe mais como tratamento carinhoso do que como prejurativo...

6:17 da tarde  
Blogger Rui Lopes disse...

Caro José Baptista,
é verdade que há a designação popular de "Arestas" na qual não acho nada de mal em os habitantes de S. Miguel do Rio Torto continuarem a ser designados popularmente. Contudo, como referes, a designação de São-Migaleiros, também continua a ser usada, embora erradamente como acabei de provar no artigo. A questão aqui é que não se continue com um erro, pois os erros quando existem e são detectados, necessitam de ser corrigidos: foi isso que fiz.

7:44 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial