S. Miguel do Rio Torto: Actualidade e História
Site de História e Actualidade de S. Miguel do Rio Torto. Toda a informação retirada do blog para quaisquer trabalhos/publicações, o blog deverá ser citado. Por outro lado, comentários anónimos,com nomes fictícios, frases que visem atingir outrem ou palavras menos correctas serão apagados assim que me aperceber da presença no blog.
Acerca de mim
- Nome: Rui Lopes
- Localização: Coimbra, Coimbra, Portugal
Natural de S. Miguel do Rio Torto (Abrantes). Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Estágio Profissional no Arquivo Histórico do Concelho de Abrantes. Pós-graduado em Ciências Documentais (Arquivo). Organizei e Inventariou o Arquivo da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Mestre em História - Museologia pela Universidade de Coimbra. Interesses de Investigação: Maçonaria, História da vida estudantil, História da Universidade, Patrimónios material e imaterial da vida estudantil. Museu Académico de Coimbra. Autor de vários livros como as biografias de Lucas Junot, Dr. Joaquim Isabelinha e de instituições como o Museu Académico de Coimbra. Actualmente sou técnico superior da Universidade de Coimbra e Mestre de Cerimónias Adjunto no Protocolo da Universidade de Coimbra.
4 Comentários:
Para mim serão sempre ARESTAS
Rui... Publica...
Caro José Baptista, o comentário está publicado.
No entanto, o que se tratou no post foi provar a DESIGNAÇÃO ETIMOLÓGICA correcta para os habitantes de S. Miguel do Rio Torto comprovada com argumentos incotornáveis e não uma designação popular!
OK OK
Estava a reinar...
Embora chamar Arestas ao Micaelenses (faço-te a vontade, embora toda a gente lhes chame SaMigaleiros [eu tb posso ser, pois nasci no Cabrito, e é essa freguesia que consta no meu BI]) me soe mais como tratamento carinhoso do que como prejurativo...
Caro José Baptista,
é verdade que há a designação popular de "Arestas" na qual não acho nada de mal em os habitantes de S. Miguel do Rio Torto continuarem a ser designados popularmente. Contudo, como referes, a designação de São-Migaleiros, também continua a ser usada, embora erradamente como acabei de provar no artigo. A questão aqui é que não se continue com um erro, pois os erros quando existem e são detectados, necessitam de ser corrigidos: foi isso que fiz.
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial