Continuando na senda dos ilustres naturais da Freguesia de S. Miguel do Rio Torto, chegou a vez de um Diplomata: Dr. Henrique Guilherme de Figueiredo da Silva Martins.
O Dr. Henrique Guilherme de Figueiredo da Silva Martins nasceu a 9 de Fevereiro de 1918 na residência dos seus pais, junto da moagem, local de Carvalhal, Freguesia de S. Miguel do Rio Torto sendo filho do Industrial da Moagem Henrique Augusto da Silva Martins e da esposa deste, Maria Guilhermina de Figueiredo da Silva Martins, sendo neto do Fundador da Moagem, João Augusto da Silva Martins e sobrinho de Martins Júnior e do Dr. António Augusto da Silva Martins.
Pouco conseguimos saber da sua infência, que decerto terá passado em Carvalhal na companhia dos pais, pois segundo a foto da imagem, datada de 13 de Junho de 1921, foi tirada em casa dos avós, em Carvalhal.
Em relação à educação, apurámos que rumou a Coimbra, tendo frequentado o Liceu de Coimbra. Posteriormente, rumou a Lisboa e ingressou no Curso de Direito na Faculdade de Direito de Lisboa, Licenciando-se em Direito e Ciências Políticas e Económicas.
Após terminado o Curso de Direito, ingressou na carreira diplomática em 1945, nos lugares de adidos, subindo aos poucos na carreira Diplomática, senão vejamos.
Em 1947 foi Secretário do Ministro dos Negócios Estrageiros, depois, passou pela embaixada do Vaticano e por Paris, onde permaneceu de 1947 até pelo menos 1953. Posteriormente passou pela embaixada em Copenhaga em 1954, indo depois para Estocolmo. Em 1956 é o primeiro Secretário na legação do México, passando depois pela Embaixada de Havana.
Em 1958, regressa a Portugal e é Secretário do Ministro dos Negócios Estrangeiros, chegando depois a chefe de gabinete. Seguidamente passou por outras legações, além de Missões Diplomáticas na NATO até que em 1962 chega finalmente à categoria de Embaixador, sendo nomeado Embaixador de Portugal no Uruguai.
Além do Uruguai, certamente que terá sido Embaixador em outros países, mas a imprensa da época em que faleceu que consultei: Diário de Notícias e Jornal de Abrantes, nada refere, pelo que não podemos acrescentar mais dados que, se porventura vierem a surgir serão acrescentados.
Será também importante referir que foi distinguido com várias condecorações Portuguesas e Estrangeiras, sendo de destacar nas estrangeiras a Legião de Honra atribuída pela França.
Faleceu a 23 de Setembro de 1980 no Hospital de Hartford, Connecticut, Estados Unidos da América, sendo as suas exéquias fúnebres a 30 de Setembro de 1980 da Igreja de S. João de Brito para o Jazigo de Família no Cemitério do Alto de S. João.
Fica assim apresentado mais um ilustre da nossa terra.
Nota: na foto o Dr. Henrique Guilherme Figueuredo da Silva Martins é a criança que tem cerca de 3 anos, pois é a úncia foto que temos disponível. Desta forma, da esquerda para a Direita em primeiro plano: João Augusto da Silva Martins (Avô Paterno), Dr. Henrique Guilherme de Figueiredo da Silva Martins e Esperança Augusta da Silva Martins (Avó Paterna), em segundo plano, da esquerda para a direita: Henrique Augusto da Silva Martins (Pai) e Dr. António Augusto da Silva Martins (Tio)
BIBLIOGRAFIA
- MINISTÉRIO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS - Anuário Diplomático e Consular Português. [S. L.]: Ministério dos Negócios Estrangeiros, 1961.
IMAGEM
Imagem retirada da obra de "Martins Júnior" - Homenagem ao Ilustre e Honrado Português que em vida se chamou António Augusto da Silva Martins . Além disso, a foto está datada de 13 de Junho de 1921.
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial