O Professor Doutor Fernando Catroga nasceu em Julho de 1945 na Rua da Fonte em S. Miguel do Rio Torto, sendo o segundo filho de José Domingos Catroga e Joaquina Alves e irmão do Dr. Eduardo Catroga.
Estudou na Escola Primária de S. Miguel do Rio Torto, onde foi aluno da Professora Maria Virgínia e do Professor João Alves. Posteriormente estudou na Escola Industrial e Comercial de Abrantes (EICA) antes de rumar a Lisboa para estudar Economia no então ISEF, no entanto, decidiu mudar de Curso e ingressou em Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, tendo-se Licenciado em Filosofia. Por outro lado, chega também a Coimbra no auge das lutas estudantis contra a ditadura tendo participado activamente na Crise Académica de 1969.
Após concluir Filosofia, ficou a dar aulas na Faculdade de Letras de Coimbra, no entanto, na década de 80 do Século passado as suas atenções inclinaram-se mais para o campo da História, nomeadamento para o estudo da História da morte, Republicanismo, Memória, Filosofias da História, Positivismo, entre outras coisas, tendo-se doutorado em 1988 com a tese intitulada "A Militância Laica e a Descristianização da Morte em Portugal".
Posteriormente apresentou as provas públicas de Agregação, para poder ser Professor Agregado (condição necessária para ascender a Professor Catedrático), tendo atingido o topo da carreira em 2003, ao tomar posse como Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, continuando a leccionar na Universidade de Coimbra até à sua jubilação em 25 de Maio de 2015.
Em 5 de Outubro 1998, devido aos seus estudos sobre o Republicanismo, foi condecorado pelo Presidente da República com a comenda da Ordem de Santiago, foi Presidente da Comissão Científica do Grupo de História da Faculdade de Letras de Coimbra e Director da Revista de História das Idéias, do Instituto de História e Teoria das Ideias, do qual o Professor Fernando Catroga faz parte.
Em 2001, no Brasil, foi-lhe atribuida a medalha de honra da Universidade de S. Paulo.
Por outro lado, tem dado conferências em Portugal, e no estrangeiro, sobretudo em Espanha, França e Brasil.
Tem várias obras publicadas, entre as quais:
- A formação do movimento republicano. Coimbra: Edição de Autor, 1982.
- Antero de Quental: História, Socialismo e Política. Lisboa: Editorial Notícias, 2001.
- Caminhos do fim da História. Coimbra: Livraria Quarteto, 2003.
- Ensaio Republicano. Fundação Francisco Manuel dos Santos.
- A Geografia dos Afectos Pátrios - As Reformas Político-Administrativas (Sécs. XIX-XX). Coimbra: Almedina, 2013.
- Memória, História e Historiografia. Coimbra: Livraria Quarteto, 2002.
- O Céu da Memória: Cemitério Romântico e Culto Cívico dos Mortos. Coimbra: Livraria Minerva, 1998.
- O Republicanismo em Portugal, das origens ao 5 de Outubro. Lisboa: Editoria Notícias, 1999.
- Entre Deuses e Césares - Secularização, Laicidade e Religião Civil. Coimbra: Livraria Almedina, 2006.
- Os Passos do Homem como Restolho do Tempo. Memória e Fim do Fim da História. Coimbra: Livraria Almedina, 2009.
Publicou ainda em conjunto com os Professores Reis Torgal e Amado Mendes a obra História da História em Portugal, com a chancela do Circulo de Leitores.
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial