S. Miguel do Rio Torto: Actualidade e História

Site de História e Actualidade de S. Miguel do Rio Torto. Toda a informação retirada do blog para quaisquer trabalhos/publicações, o blog deverá ser citado. Por outro lado, comentários anónimos,com nomes fictícios, frases que visem atingir outrem ou palavras menos correctas serão apagados assim que me aperceber da presença no blog.

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Coimbra, Portugal

Natural de S. Miguel do Rio Torto (Abrantes). Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Estágio Profissional no Arquivo Histórico do Concelho de Abrantes. Pós-graduado em Ciências Documentais (Arquivo). Organizei e Inventariou o Arquivo da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Mestre em História - Museologia pela Universidade de Coimbra. Interesses de Investigação: Maçonaria, História da vida estudantil, História da Universidade, Patrimónios material e imaterial da vida estudantil. Museu Académico de Coimbra. Autor de vários livros como as biografias de Lucas Junot, Dr. Joaquim Isabelinha e de instituições como o Museu Académico de Coimbra. Actualmente sou técnico superior da Universidade de Coimbra e Mestre de Cerimónias Adjunto no Protocolo da Universidade de Coimbra.

domingo, novembro 12, 2006

Figuras importantes de S. Miguel do Rio Torto: Dr. Eduardo de Almeida Catroga


O Dr. Eduardo Almeida Catroga nasceu em 1942 em S. Miguel do Rio Torto na Rua da Fonte, sedo o filho mais velho de José Domingos Catroga e Joaquina Alves e irmão do Professor Fernando José Almeida Catroga.
Fez os estudos primários na Escola Primária de S. Miguel do Rio Torto, tendo sido aluno da Professora Maria Virgínia. Posteriormente, frequentou a então Escola Industrial e Comercial de Abrantes (EICA). Terminados os estudos na referida escola rumou a Lisboa para estudar Economia no Isntituto superior de Economia e Finanças, tendo terminado o Curso em 1966 com a classificação mais elevada do Curso, obtendo o Prémio Alfredo da Silva de melhor aluno nesse ano.
Terminado o Curso ficou a exercer a sua profissão em Lisboa, tendo sido Professor Assistente no actual ISEG, onde é hoje professor catedrático convidado, além de ter trabalhado também na CUF. Posteriormente, integrou-se na SAPEC tendo chegado a Administrador desta empresa, cargo que actualmente ocupa.
Entre 1993 e 1995, foi Ministro das Finanças do Governo chefiado pelo Professor Cavaco Silva, tendo sido até agora o único micaelense a chegar a Ministro.
No dia 10 de Junho de 2006, foi condecorado pelo Presidente da República com a Ordem de Cristo.
Tem dois livros publicados:
- Política Económica, 22 meses no Ministério das Finanças.
- Intervenções sobre Política Económica.
Na net estão mais informações Biográficas do Dr. Eduardo Catroga no seguinte endereço: www.sgmf.pt/NR/rdonlyres/BE46C5D5-417A-4E64-8E2A-D2F9BCB69162/3128/EduardodeAlmeidaCatroga.pdf

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial