S. Miguel do Rio Torto: Actualidade e História

Site de História e Actualidade de S. Miguel do Rio Torto. Toda a informação retirada do blog para quaisquer trabalhos/publicações, o blog deverá ser citado. Por outro lado, comentários anónimos,com nomes fictícios, frases que visem atingir outrem ou palavras menos correctas serão apagados assim que me aperceber da presença no blog.

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Coimbra, Portugal

Natural de S. Miguel do Rio Torto (Abrantes). Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Estágio Profissional no Arquivo Histórico do Concelho de Abrantes. Pós-graduado em Ciências Documentais (Arquivo). Organizei e Inventariou o Arquivo da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Mestre em História - Museologia pela Universidade de Coimbra. Interesses de Investigação: Maçonaria, História da vida estudantil, História da Universidade, Patrimónios material e imaterial da vida estudantil. Museu Académico de Coimbra. Autor de vários livros como as biografias de Lucas Junot, Dr. Joaquim Isabelinha e de instituições como o Museu Académico de Coimbra. Actualmente sou técnico superior da Universidade de Coimbra e Mestre de Cerimónias Adjunto no Protocolo da Universidade de Coimbra.

segunda-feira, dezembro 04, 2006

Figuras Importantes de S. Miguel do Rio Torto: Francisco Mata


Imagem de Francisco Mata no "Diário Popular" de 16 de Abril de 1983
É certo que já ficou para trás o tema "Figuras importantes de S. Miguel do Rio Torto" com 4 Biografias, no entanto, havia mais duas pessoas importantes que eu queria introduzir mas não tinha muitas informações nem imagens destas: o atleta Manuel Faria (falecido em 2004) e o Jornalista Francisco Mata, de que se ocupa este post.
Francisco Mata nasceu na Freguesia de S. Miguel do Rio Torto, mais própriamente no Largo da Estação em 1915.
Cedo deve ter partido para Lisboa para estudar Histórico-Filosóficas na Faculdade de Letras da Unversidade de Lisboa, tendo-se Licenciado nesta área. Contudo a profissão que vai exercer sempre é a de jornalista, tanto nos jornais, como na rádio e até na TV.
Na Televisão era Francisco Mata (muito conhecido por Xico Mata) que escrevia os textos do programa de João Villarett.
Na Rádio, colaborou na Emissora Nacional com os programas "Domingo Sonoro" e "Vozes do Mundo".
Nos Jornais, colaborou em "A Bola", "Diário de Notícias", no "Século" (foi correspondente deste periódico em Paris na década de 50 do século passado) e no "Diário Popular".
Por outro lado, anda no mundo da Comunicação foi correspondente da BBC.
Devido à sua actividade de Jornalista conviveu com nomes bastante conhecidos como: Hemingway, Bogart e Eusébio (pois era Benfiquista).
Além disso, no campo político era membro do PCP.
Faleceu em Lisboa a 15 de Abril de 1983 devido a doença cardiovascular com 67 anos, tendo sido sepultado no dia 17 de Abril no Cemitério do Alto de S. João em Lisboa.
Nota: As informações tal como a imagem foram retiradas do "Diário Popular" de 16 de Abril de 1983.
Nota 1: Um agradecimento especial ao Dr. Henrique Estrada por me ter informado deste periódico onde constava a informação de Francisco Mata.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial