S. Miguel do Rio Torto: Actualidade e História

Site de História e Actualidade de S. Miguel do Rio Torto. Toda a informação retirada do blog para quaisquer trabalhos/publicações, o blog deverá ser citado. Por outro lado, comentários anónimos,com nomes fictícios, frases que visem atingir outrem ou palavras menos correctas serão apagados assim que me aperceber da presença no blog.

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Coimbra, Portugal

Natural de S. Miguel do Rio Torto (Abrantes). Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Estágio Profissional no Arquivo Histórico do Concelho de Abrantes. Pós-graduado em Ciências Documentais (Arquivo). Organizou e Inventariou o Arquivo da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Mestre em História - Museologia pela Universidade de Coimbra. Interesses de Investigação: História da vida estudantil, História da Universidade, Patrimónios material e imaterial da vida estudantil. Museu Académico de Coimbra. Autor de vários livros como as biografias de Lucas Junot, Dr. Joaquim Isabelinha e de instituições como o Museu Académico de Coimbra. Trabalho na Galeria Académica do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra.

domingo, novembro 26, 2006

Fontes e Fontanários da Freguesia de S. Miguel do Rio Torto: texto introdutório

O meu objectivo era introduzir todas as imagens num único post mas tal não foi possível, desta forma, optei por fazer um post com cada imagem de fonte ou fontanário e este texto introdutório.
Se há algo que o nosso país é rico é em Fontanários e Fontes, pois antes de haver água canalizada era onde a população se abastecia e isto não vem só de agora, pois se regredirmos no tempo até às Civilizações Clássicas, mais própriamente à Civilização Romana já existiam os chafarizes publicos onde a população se ia abastecer com as Ânforas.
Durante o Estado Novo apostou-se muito no abastecimento de água através dos chafarizes públicos e não era de estranhar que viesse um Ministro (ou mesmo o próprio Salazar) a uma aldeia inaugurar um Fontanário ou uma Fonte. Nem é preciso ir muito longe, basta irmos à Bemposta, terra natal de um dos mais importantes Ministros da Justiça do Estado Novo: Professor Manuel Rodrigues Júnior e repararmos à entrada daquela localidade numa fonte inaugurada por este em 1934 em que ficou inscrita a frase: 1934 - Obra da Dictadura.
Certo é que com a canalização domiciliária de água as Fontes e os Fontanários perderam a sua importância e vão sendo abandonados, vandalizados e sobretudo fechados! Como aconteceu recentemente no Fontanário do Cemitério Paroquial de S. Miguel do Rio Torto, facto que é de lamentar como já opinei no blog mais antigo.
O que importa referir é que se salvem os últimos exemplares de Fontanários e Fontes que existem na nossa Freguesia.
Nota: As fotos são da minha autoria.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

Hiperligações para esta mensagem:

Criar uma hiperligação

<< Página inicial