S. Miguel do Rio Torto: Actualidade e História

Site de História e Actualidade de S. Miguel do Rio Torto. Toda a informação retirada do blog para quaisquer trabalhos/publicações, o blog deverá ser citado. Por outro lado, comentários anónimos,com nomes fictícios, frases que visem atingir outrem ou palavras menos correctas serão apagados assim que me aperceber da presença no blog.

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Coimbra, Portugal

Natural de S. Miguel do Rio Torto (Abrantes). Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Estágio Profissional no Arquivo Histórico do Concelho de Abrantes. Pós-graduado em Ciências Documentais (Arquivo). Organizou e Inventariou o Arquivo da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Mestre em História - Museologia pela Universidade de Coimbra. Interesses de Investigação: História da vida estudantil, História da Universidade, Patrimónios material e imaterial da vida estudantil. Museu Académico de Coimbra. Autor de vários livros como as biografias de Lucas Junot, Dr. Joaquim Isabelinha e de instituições como o Museu Académico de Coimbra. Trabalho na Galeria Académica do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra.

domingo, novembro 26, 2006

Fontes e Fontanários da Freguesia de S. Miguel do Rio Torto

Fonte do Outeiro, em S. Miguel do Rio Torto
A Fonte do Outeiro não tem qualquer indicação de data ou de quem a mandou construir. Contudo o local de Outeiro já surge no Século XIX nos Livros de Registo Paroquial e nos Róis de Confessados e Comungados. Segundo esta última fonte histórica era um local com um considerável número de fogos e habitantes e teria uma certa importância, pois a etnografia vai buscar a Fonte do Outeiro na letra das "Saias de S. Miguel" interpretada pelo Rancho de S. Miguel:
Se queres dançar as saias
Tens que ter o pé ligeiro
Se quiseres ter boa voz
Bebe a água do Outeiro

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

<< Página inicial