S. Miguel do Rio Torto: Actualidade e História

Site de História e Actualidade de S. Miguel do Rio Torto. Toda a informação retirada do blog para quaisquer trabalhos/publicações, o blog deverá ser citado. Por outro lado, comentários anónimos,com nomes fictícios, frases que visem atingir outrem ou palavras menos correctas serão apagados assim que me aperceber da presença no blog.

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Coimbra, Portugal

Natural de S. Miguel do Rio Torto (Abrantes). Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Estágio Profissional no Arquivo Histórico do Concelho de Abrantes. Pós-graduado em Ciências Documentais (Arquivo). Organizei e Inventariou o Arquivo da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Mestre em História - Museologia pela Universidade de Coimbra. Interesses de Investigação: Maçonaria, História da vida estudantil, História da Universidade, Patrimónios material e imaterial da vida estudantil. Museu Académico de Coimbra. Autor de vários livros como as biografias de Lucas Junot, Dr. Joaquim Isabelinha e de instituições como o Museu Académico de Coimbra. Actualmente sou técnico superior da Universidade de Coimbra e Mestre de Cerimónias Adjunto no Protocolo da Universidade de Coimbra.

sábado, junho 02, 2007

A EXPOSIÇÃO-FEIRA DE SANTARÉM (1936): PARTICIPAÇÃO DA FREGUESIA DE S. MIGUEL DO RIO TORTO

Após análise dos periódicos da época, será correcto afirmar que a Exposição-Feira de Santarém inaugurada a 17 de Maio de 1936 estaria impregnada "máquina de propaganda" do Estado Novo com o intuito de inocular na mentalidade portuguesa que Portugal era um país de cariz rural muito ligado à agricultura tendo exposto nesta feira a Industria da época, mas com destaque para a Indústria agrícola.
Desta forma, a feira foi inaugurada 17 de Maio de 1936 pelo então Presidente da República (General Óscar Carmona - promovido a Marechal em 1947). A feira caracterizava-se por cada dia ser dedicado a um Concelho do Distrito de Santarém, ficando o dia 21 de Maio como o "dia de Abrantes".
A feira teve tal importância que o periódico Correio de Abrantes noticiou muito o facto, fazendo, inclusivamente, um número especial dedicado à feira com testemunhos de várias personalidades ligadas ao Distrito de Santarém, destacando-se dois ministros naturais do Distrito de Santarém: Rafael Duque, Ministro da Agricultura e o Professor Doutor Manuel Rodrigues Júnior, natural de Bemposta - Abrantes, que então ocupava a pasta da Justiça.
A feira seria de tal forma importante para a propaganda que no citado periódico o então Presidente da Edilidade Abrantina: Henrique Augusto da Silva Martins incita os Abrantinos a irem a Santarém: "Vamos a Santarém colaborar lealmente com o ilustre governador que tomou a iniciativa dortante certamem. Vamos a Santarém prestigiar a nossa terra para a mostrar engrandecida aos olhos daqueles que desconhe suas possibilidades industriais, comerciais, agrícolas e culturais do nosso Concelho, para, numa palavra: responder com o, com galhardiaom inteligência, à chamada que nos foi feita".
Claro que a "ida de todos" a Santarém foi facilitada por um combóio especial no "dia de Abrantes", como relata o Correio de Abrantes": "Os preços do combóio especial a partir da Estação de Abrantes são de: 23$40 - 1 ª Classe; 16$35 - 2 ª Classe; 10$70 - 3 ª Classe. A estes preços acresce a importância de 2$50 para pagamento do bilhete de entrada no recinto [...]".
Daqui se deduz que, o objectivo dos governantes seria levar a população a Santarém visitar a feira, através de combóio especial com preços decerto mais vantajosos, não obstante isso, o Correio de Abrantes, periódico afecto ao Regime também aproveitou para propagandear o facto dando-lhe um grade relevo num número especial.
Entretanto, no que respeita à Freguesia de S. Miguel do Rio Torto, esta, no dia 21 de Maio (dia do Concelho de Abrantes) bastante representada, pelo que terminamos o artigo apresentando a lista dos que estiveram com exposição na Feira de Santarém:
- ELZIRA ESTANCO LOURO PEDRO - Estação de Abrantes - Arte Aplicada;
- ERNESTO LOURENÇO ESTRADA - Estação de Abrantes - Cortiças e Madeiras Serradas;
- HENRIQUE AUGUSTO DA SILVA MARTINS - Carvalhal - Arte Antiga e Produtos Agrícolas;
- JESUÍNO ANTÓNIO - Bicas - Mel;
- JOAQUIM PEDRO - Carvalhal - Cortiça;
- JOSÉ DE OLIVEIRA CABEDAL - S. Miguel do Rio Torto - Carvão Vegetal;
- MANUEL FIALHO DA FRANÇA MACHADO -Estação de Abrantes - Produtos Agrícolas;
- MARIA DA CONCEIÇÃO PEDRO - Estação de Abrantes - Arte Aplicada;
- SEBASTIÃO LINO D' ALMEIDA - S. Miguel do Rio Torto - Cerâmica;
- UNIÃO INDUSTRIAL, LDA - Carvalhal - Produtos Agrícolas e Saboaria
BIBLIOGRAFIA:
- Correio de Abrantes de 10 de Maio de 1936 e os números seguintes deste periódico.

2 Comentários:

Blogger Unknown disse...

Parabéns! Mesmo à distância tem a terra no coração e aplica o conhecimento profissional nesse trabalho. Já por aqui tinha passado em tempos.

11:47 da tarde  
Blogger Unknown disse...

Isto dos comentário estarem moderados é que não acho nada bem.

11:48 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial