S. Miguel do Rio Torto: Actualidade e História

Site de História e Actualidade de S. Miguel do Rio Torto. Toda a informação retirada do blog para quaisquer trabalhos/publicações, o blog deverá ser citado. Por outro lado, comentários anónimos,com nomes fictícios, frases que visem atingir outrem ou palavras menos correctas serão apagados assim que me aperceber da presença no blog.

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Coimbra, Portugal

Natural de S. Miguel do Rio Torto (Abrantes). Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Estágio Profissional no Arquivo Histórico do Concelho de Abrantes. Pós-graduado em Ciências Documentais (Arquivo). Organizei e Inventariou o Arquivo da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Mestre em História - Museologia pela Universidade de Coimbra. Interesses de Investigação: Maçonaria, História da vida estudantil, História da Universidade, Patrimónios material e imaterial da vida estudantil. Museu Académico de Coimbra. Autor de vários livros como as biografias de Lucas Junot, Dr. Joaquim Isabelinha e de instituições como o Museu Académico de Coimbra. Actualmente sou técnico superior da Universidade de Coimbra e Mestre de Cerimónias Adjunto no Protocolo da Universidade de Coimbra.

domingo, novembro 11, 2007

Notícia sobre S. Miguel do Rio Torto no periódico "Primeira Linha"


No periódico "Primeira Linha", n º 507 de 8 de Novembro do corrente, na página 3, fiquei surpreendido com uma carta sobre as recentes festas de S. Miguel do Rio Torto. Essa carta, era sem mais nem menos, de uma das profesoras primárias que foi homenageada na festa - Professora Maria Virgínia Belém Ferreira Coelho - que, tendo iniciado funções como Professora (e também no posto de Registo Civil) em 1949, foi professora de toda uma geração, entre os quais sobressai um nosso conterrâneo: Dr. Eduardo Catroga. A imagem tirada na altura pode ser vista:http://saomigueldoriotorto.blogspot.com/2007/09/homenagem-ao-professor-primrio_7307.html
Dado a importância do artigo, deixo aqui a transcrição não integral, mas de pequenos trechos em que fala mais da sua ligação a S. Miguel, pois até muitos dos seus antigos alunos que hoje poderão estar emigrados noutros países não saberão desta notícia.
Transcrição de parte do artigo que vem no "Primeira Linha":
" [...] Todas as Educadoras e Professoras eram convidadas a dizer as suas impressões acerca do tempo passado nos jardins de infância ou nas escolas da Freguesia.
Quando chegou a minha vez [...] precisaria de muito tempo para me dizer o que me ia na alma e coração [...], por isso, resolvi publicar estas linhas.
Como disse na altura, entrei na sede da Freguesia no dia 1 de Outubro de 1949, portanto, há 58 anos.
Tive muitos e bons alunos e alguns hoje exercem cargos de relevo na sociedade intelectual e económica portuguesa [...]
Nunca descurarei a presença daqueles que não gostavam de frequentar a Escola. Consegui motivá-los e alguns fizeram o exame da 4 ª classe para que um dis pudessem ter um emprego, embora que modesto.
Durante os oito anos que ali permaneci tive grande contacto com a população pois, além de professora, também exerci as funções de ajudante do Registo Civil da sede de Freguesia e da Povoação de Bicas.
Foi também ali que encontrei o amor da minha vida e casei na Igreja Paroquial [...]
Tenho muitas efrtes razões para estar sentimentalmente ligada a S. Miguel, pois foi ali que os colegas do Concelho me ofereceram um almoço de despedida da minha vida profissinal.
Muito mais havia a dizer, mas é também convenienete referir que a Professora Maria Virgínia agradece à Presidente da Junta de Freguesia de S. Miguel do Rio Torto, Dr. ª Lurdes Botas, o facto de ter levado a cabo as festividades da Freguesia. No entanto, será importante realçar o facto de que a Professora Maria Virgínia ficou sempre ligada a S. Miguel do Rio Torto.
Faço este artigo no blog, sobretudo, tendo em atenção os nossos conterrâneos que estão noutros locais do mundo e sei que visitam o site, sobretudo nos seguintes países: Brasil, França, Espanha, Holanda, Bélgica, Suiça e Alemanha.
Nota: O artigo vem na íntegra na página 3 do "Primeira Linha" da última quinta feira, pode ser adquirido na papelaria em S. Miguel do Rio Torto que é um dos locais de venda do periódico.
Imagem retirada do "Primeira Linha" de 8 de Novembro de 2007.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial