S. Miguel do Rio Torto: Actualidade e História

Site de História e Actualidade de S. Miguel do Rio Torto. Toda a informação retirada do blog para quaisquer trabalhos/publicações, o blog deverá ser citado. Por outro lado, comentários anónimos,com nomes fictícios, frases que visem atingir outrem ou palavras menos correctas serão apagados assim que me aperceber da presença no blog.

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Coimbra, Portugal

Natural de S. Miguel do Rio Torto (Abrantes). Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Estágio Profissional no Arquivo Histórico do Concelho de Abrantes. Pós-graduado em Ciências Documentais (Arquivo). Organizei e Inventariou o Arquivo da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Mestre em História - Museologia pela Universidade de Coimbra. Interesses de Investigação: Maçonaria, História da vida estudantil, História da Universidade, Patrimónios material e imaterial da vida estudantil. Museu Académico de Coimbra. Autor de vários livros como as biografias de Lucas Junot, Dr. Joaquim Isabelinha e de instituições como o Museu Académico de Coimbra. Actualmente sou técnico superior da Universidade de Coimbra e Mestre de Cerimónias Adjunto no Protocolo da Universidade de Coimbra.

segunda-feira, dezembro 11, 2006

Ruas de S. Miguel do Rio Torto: Texto Introdutório

Devido ao facto da impossibilidade de colocar todas as imagens num único post, foi necessário optar por colocar cada Rua num post e tecer breves palavras acerca destas.
É muito difícil e salvo alguns casos mais específicos (Rua General Avelar Machado eRua João Augusto da Silva Martins) referir desde quando existem, pois as Fontes Históricas disponíveis não nos dão muita informação acerca do assunto e a única Fonte Histórica disponível, são os róis de Confessados e Comungados de S. Miguel do Rio Torto que nos dão uma informação geral dos locais da Freguesia no Século XIX (os de S. Miguel do Rio Torto encontram-se no Arquivo Distrital de Santarém - ver o site em www.iantt.pt/instituto.html?menu=menu_arquivos_distritais&conteudo=arq_santarem&conteudo_nome=arquivo%20Distrital%20de%20Santarem que se situa no Centro Histórico de Santarém, junto do Governo Civil e da "Torre das Cabaças") e que têm as datas extremas: 1859-1897, mas com muitas falhas de anos nestas datas extremas.
Através da análise desta Fonte Histórica, também é possível referir que havia lugares hoje existentes que eram fortemente habitados, casos do Arneiro, Outeiro e Valongo e locais que à época tinham até um considerável número de habitantes mas na actualidade não têm habitantes, caso do Vale de Serranas. Tal como os casos de locais que permanecem com poucos ou nenhuns habitantes e vêm referidos: Portela e Sarnadas.
Ainda há outra Fonte Histórica a que se poderá recorrer no caso dos arruamentos, que são os Registos Paroquiais, no entanto, quando em tempos consultei os que estão no acervo documental do Arquivo Distrital de Santarém relativos a S. Miguel do Rio Torto, a designação dos locais era práticamente a mesma, pelo que não vai adiantar nada.
Certo é que fica uma perspectiva das Ruas de S. Miguel do Rio Torto nestes posts dedicados ao tema.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial