S. Miguel do Rio Torto: Actualidade e História

Site de História e Actualidade de S. Miguel do Rio Torto. Toda a informação retirada do blog para quaisquer trabalhos/publicações, o blog deverá ser citado. Por outro lado, comentários anónimos,com nomes fictícios, frases que visem atingir outrem ou palavras menos correctas serão apagados assim que me aperceber da presença no blog.

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Coimbra, Portugal

Natural de S. Miguel do Rio Torto (Abrantes). Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Estágio Profissional no Arquivo Histórico do Concelho de Abrantes. Pós-graduado em Ciências Documentais (Arquivo). Organizei e Inventariou o Arquivo da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Mestre em História - Museologia pela Universidade de Coimbra. Interesses de Investigação: Maçonaria, História da vida estudantil, História da Universidade, Patrimónios material e imaterial da vida estudantil. Museu Académico de Coimbra. Autor de vários livros como as biografias de Lucas Junot, Dr. Joaquim Isabelinha e de instituições como o Museu Académico de Coimbra. Actualmente sou técnico superior da Universidade de Coimbra e Mestre de Cerimónias Adjunto no Protocolo da Universidade de Coimbra.

domingo, outubro 07, 2007

Um natural da Freguesia de S. Miguel do Rio Torto Ilustre: João Alves Ferreira (1923-2007)

Acabaram de me informar que ontem faleceu no Hospital de Abrantes o Sr. João Alves Ferreira, natural da Freguesia de S. Miguel do Rio Torto (Carvalhal - Estação), por isso, entendi ser necessário este artigo acerca do Sr. João Alves Ferreira pelas razões que explicitarei seguidamente.
Foi o único natural da Freguesia de S. Miguel do Rio Torto que ocupou o cargo de Vice-Provedor da Misericórdia de Abrantes nos anos sessenta.
Foi Director do Semanário "Correio de Abrantes", também nos anos sessenta (semanário do qual o seu pai havia sido Director durante longos anos).
Além disso, também foi gerente da empresa do ramo das cortiças "Sofalca".
Das muitas vezes que falei com ele, era um sabedor da História Local de Abrantes (mais da região de S. Miguel do Rio Torto) com quem falei muitas vezes. Recordo que se interessou bastante pelo meu trabalho de Licenciatura em História sobre o Professor Manuel Rodrigues Júnior (natural de Bemposta mas com raízes paternas em S. Miguel do Rio Torto, Professor Catedrático de Direito em Coimbra e Lisboa e Ministro da Justiça nos anos 30), já que se recordava de uma das filhas dele dos tempos de estudante de Liceu.
Por estas razões, impunha-se este artigo.