S. Miguel do Rio Torto: Actualidade e História

Site de História e Actualidade de S. Miguel do Rio Torto. Toda a informação retirada do blog para quaisquer trabalhos/publicações, o blog deverá ser citado. Por outro lado, comentários anónimos,com nomes fictícios, frases que visem atingir outrem ou palavras menos correctas serão apagados assim que me aperceber da presença no blog.

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Coimbra, Portugal

Natural de S. Miguel do Rio Torto (Abrantes). Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Estágio Profissional no Arquivo Histórico do Concelho de Abrantes. Pós-graduado em Ciências Documentais (Arquivo). Organizei e Inventariou o Arquivo da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Mestre em História - Museologia pela Universidade de Coimbra. Interesses de Investigação: Maçonaria, História da vida estudantil, História da Universidade, Patrimónios material e imaterial da vida estudantil. Museu Académico de Coimbra. Autor de vários livros como as biografias de Lucas Junot, Dr. Joaquim Isabelinha e de instituições como o Museu Académico de Coimbra. Actualmente sou técnico superior da Universidade de Coimbra e Mestre de Cerimónias Adjunto no Protocolo da Universidade de Coimbra.

terça-feira, fevereiro 13, 2007

Os Edifícios da Junta de Freguesia de S. Miguel do Rio Torto ao longo dos tempos












Como já foi descrito no post sobre a Junta de Freguesia e os seus Presidentes, durante muito tempo foram os Párocos que exerceram a Função de Presidente, daquilo a que se chamava na época a Junta de Paróquia. Como um dos meus interesses de estudo despoletado pelo estudo da Ciência da Informação Arquivística foi a evolução da Administração Local (Municípios e Freguesias). Desde o Século XIX, com o advento do Liberalismo e dos "Liberalismos" que se lhe seguiram ao longo do Século XIX, foi muito importante estudar a evolução da Administração Local através dos Códigos Administrativos que proliferaram desde o Século XIX, com destaque para os de 1836, 1842, 1878, 1896, 1913, 1936, além da legislação das Autarquias publicada em 1984 e mais recentemente em 1999. Estes Códigos Administrativos e a Legislação dos anos 80 e 90, trazem os cargos, as funções/competências, entre outras coisas.
Isto prende-se para o facto de em toda a Bibliografia que consultei acerca do assunto em causa, não ter encontrado nada específico acerca do edifício da Junta de Freguesia: qualquer legislação, normas, ou o que quer que fosse (não quer dizer que não venha a encontrar, se isso acontecer, será posteriormente acrescentado), pelo que através das imagens (a contar de cima para baixo), vamos referir uma a uma a informação que puder ser disponibilizada.
IMAGEM 1
É o que resta da que terá sido a primitiva Junta de Paróquia de S. Miguel do Rio Torto no Século XIX. Fica situada no "Canto do Padre" e era a casa onde habitava o Pároco (o terreno ainda hoje pertence à Paróquia), logo, decerto que seria ali, na casa onde habitava o Pároco que, presumivelmente, seria a Junta de Paróquia no Século XIX. Além disso, também não nos é possível acrescentar datas, pois não há nada que o comprove.
IMAGEM 2
Durante grande parte da vigência do Estado Novo, terá sido neste edifício contíguo à habitação de quem durante grande parte do citado regime exerceu as funções de Regedor: o Sr. Firmino Antunes, vulgo "Firmino Claro", como ainda se pode ver as iniciais no portão verde: FA.
É impossível avançar com qualquer data de quando terá ali funcionado, apenas sabemos pela História oral que funcionou no primeiro andar daquele edifício no Largo do Pinheirinho, onde ainda podemos observar a haste para colocar a Bandeira.
IMAGEM 3
Posteriormente funcionou naquele edifício no "Largo da Praça" durante muitos anos, embora seja impossível avançar também com datas, embora possamos afirmar que nas décadas de 70, 80 e 90 do Século passado funcionou ali.
IMAGEM 4
Em fase de transição, durante pouco tempo, até à inauguração do actual edifício, também funcionou no Edifício da Escola Primária, pelos menos até à inauguração do actual edifício.
IMAGEM 5
É o actual edifício, localizado na Urbanização do Vale das Donas. Edifício que comporta a Junta de Freguesia (porta do lado esquerdo) e a Extensão do Centro de Saúde (porta do lado direito), que foi recentemente inaugurada.
Este edifício, QUE MAIS PARECEU AS OBRAS DE SANTA ENGRÁCIA, já que começou ser construido desde sensívelmente o início da década de 90 do Século passado e apenas foi concluído e inaugurado no dia 1 de Outubro de 2005.
A partir daqui a Junta de Freguesia passou a funcionar neste edifício, acumulando também as funções de posto de Correio desde que os CTT pretenderam extinguir o posto de Correio de S. Miguel do Rio Torto.
Por detrás do edifício, como se pode observar na imagem, está também o depósito de água de S. Miguel do Rio Torto, cujo edifício foi recentemente alvo de pintura exterior.
Desta forma, ficam apresentados os edifícios onde funcionou a Junta de Freguesia de S. Miguel do Rio Torto ao longo dos tempos.


0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial