S. Miguel do Rio Torto: Actualidade e História

Site de História e Actualidade de S. Miguel do Rio Torto. Toda a informação retirada do blog para quaisquer trabalhos/publicações, o blog deverá ser citado. Por outro lado, comentários anónimos,com nomes fictícios, frases que visem atingir outrem ou palavras menos correctas serão apagados assim que me aperceber da presença no blog.

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Coimbra, Portugal

Natural de S. Miguel do Rio Torto (Abrantes). Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Estágio Profissional no Arquivo Histórico do Concelho de Abrantes. Pós-graduado em Ciências Documentais (Arquivo). Organizei e Inventariou o Arquivo da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Mestre em História - Museologia pela Universidade de Coimbra. Interesses de Investigação: Maçonaria, História da vida estudantil, História da Universidade, Patrimónios material e imaterial da vida estudantil. Museu Académico de Coimbra. Autor de vários livros como as biografias de Lucas Junot, Dr. Joaquim Isabelinha e de instituições como o Museu Académico de Coimbra. Actualmente sou técnico superior da Universidade de Coimbra e Mestre de Cerimónias Adjunto no Protocolo da Universidade de Coimbra.

segunda-feira, novembro 13, 2006

Novo nome de Rua em S Miguel do Rio Torto: Rua Sebastiao Lino de Almeida




Segundo me informaram, numa sessão da Assembleia de Freguesia de S. Miguel do Rio Torto realizada recentemente, o Sr. Nascimento Alves Cardoso, eleito pela CDU para o órgão autárquico anterirmente referido terá proposto que a actual Rua da Cerâmica fosse crismada de Rua Sebastião Lino de Almeida, proposta essa que foi aprovada.
Sebastião Lino de Almeida foi Presidente da Junta de Freguesia de S. Miguel do Rio Torto durante o Estado Novo e foi durante a sua Presidência de Junta que foi feito o "Bairro Novo", que hoje, em vez das Ruas terem nomes têm números (não sei quem foi/ram o/os autor/res de mais repugnate ideia). Além disso, Sebastião Lino de Almeida foi um industrial na área da cerâmica, tendo a Cerâmica em S. Miguel do Rio Torto (precisamente na Rua da Cerâmica) e no Cabrito, tanto que muitas das casas de S. Miguel do Rio Torto nos tijolos e telhas com que foram construidos ainda têm a marca "Sebastião Lino de Almeida- S. Miguel do Rio Torto".
Agora só falta tratar da burocracia para que a Rua se chame efectivamente Rua Sebastião Lino de Almeida.
É de aplaudir o facto de Sebastião Lino de Almeida ter uma Rua com o seu nome em S. Miguel do Rio Torto, no entanto, mais uma vez relembro, para quando em S. Miguel do Rio Torto a Rua Dr. João José Luis Damas (1871-1938), natural de S. Miguel do Rio Torto, Médico e deputado à Assembleia da República na Primeira República (logo nas primeiras consituintes de 1911)?
Quanto às imagens, são da actual Rua da Cerâmica (futura Rua Sebastião Lino de Almeida), uma tirada dentro da aldeia, outra tirada à entrada da aldeia quando se vem do lado de Tramagal, vendo-se nesta última uma fonte hoje algo abandonada e vandalizada.
Nota: fotos do autor.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial